FANDOM

Angelines Fernández
AngelinesElChanfle1978
Local de Nascimento Bandeira Espanha Madri,Espanha
Data de Nascimento 09/07/1922
Idade Falecida, 71 anos (25/03/1994)
Atuou em Chaves
Chapolin
Chespirito
Personagens Dona Clotilde
Dona Nachita
Diversos personagens em Chapolin
Parentes Paloma Fernández (filha)
Gabriel Fernández (marido)

Angelines Fernández (Madri, 9 de Julho de 1922 — Cidade do México, 25 de Março de 1994) foi uma atriz espanhola radicada no México, mais conhecida por atuar como a Dona Clotilde no programa humorístico Chaves. Também fez aparição no programa Chespirito como dona  María de los Ángeles Fernández Abad fez a Dona Cotinha - Maricota Natita em Chaveco, Chompiras.

Biografia

Em 1947, logo após a Segunda Guerra Mundial, Angelines Fernandez com 25 anos seguiu para o México, onde veio a começar sua carreira de atriz em obras de teatro. Também atuou com regularidade em filmes de Cantinflas. No início dos anos 70, Roberto Gómez Bolaños, que era fã dos filmes do "mimo do México", achou a atriz ideal para fazer parte do elenco de seu programa.[1] A convidou então para as séries Chaves e Chapolin, neste último com participações esporádicas.

No programa Chespirito, nas décadas de 80 e 90, Angelines teve participação frequente até pouco antes do fim definitivo da atração como Maricota Natita - Dona Cotinha.

Faleceu no dia de 25 de março de 1994, aos 71 anos de idade, vítima de câncer de pulmão. A atriz era fumante inveterada e sofria de depressão.

Angelines foi a terceira do elenco do Chaves a morrer, depois de Ramón Valdez, que interpretava o personagem Seu Madruga, e Raul Padilla, que interpretava o personagem Jaiminho, o carteiro.

Curiosamente, a despeito dos papéis de velhas feias nas séries CH, Angelines foi considerada em sua juventude como uma das mulheres mais bonitas do México.

Curiosidades

  • Quando interpretava Dona Cotinha, em várias ocasiões as cenas precisavam ser regravadas porque Angelines deixava escapar alguma expressão espanhola em vez de mexicana, sobretudo ao conjugar verbos no passado (por exemplo, dizia "usted ha dicho" em vez de "usted dijo", ou "le he traido" em vez de "le traje").[1]
  • Quando não estava interpretando Dona Clotilde, sua voz e seus modos eram agradáveis, e falava em um volume muito baixo. Fora dos sets, foi sempre muito reservada. Gostava de praticar com quem estivesse sentado junto a ela nas cadeiras onde os atores esperavam sua vez de entrar em cena, mas seus assuntos favoritos eram os relacionados aos filmes e obras de teatro que participou - sobretudo aquelas em que trabalhou junto ao espanhol Ángel Garasa, a quem sempre admirou e sobre quem adorava falar.[1]
  • Seus amigos recordam que, nas turnês internacionais do grupo, Angelines era sempre muito específica ao pedir sua comida em restaurantes. Por exemplo, se pedisse um sanduíche de frios: "Quero um pouco de mostarda Dijon no pão de baixo; depois, ponha uma fatia de salame; depois, queijo gouda; em cima, presunto serrano e uma fatia fina de tomate; em seguida, uma fatia de peito de peru com umas azeitonas pretas e, no pão de cima, só um pouco de maionese." Muitas vezes, o garçom trazia um sanduíche comum, mas Angelines protestava até que preparassem seu prato conforme ela queria.[1]

Referências Bibliográficas e Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 “Recordando a Angelines Fernández” via Blog Chespirito, 26 de Março de 2019
Atores
Séries Clássicas: Roberto Gómez Bolaños - Carlos Villagrán - Ramón Valdez - Maria Antonieta de Las Nieves - Florinda Meza - Rubén Aguirre - Angelines Fernández - Edgar Vivar - Raúl "Chato" Padilla - Horácio Gómez Bolaños - Ana Lilian de la Macorra
Participações: María Luisa Alcalá - Ricardo de Pascual - Regina Torné - Abraham Stavans - Germán Robles - Hector Bonilla - Maribel Fernández - Patty Juaréz - Rosita Bouchot - Janet Arceo - Ángel Roldan - Marta Zabaleta - José Luis Amaro - Olivia Leyva - José Antonio Mena - Arturo García Tenório - Raúl Padilla "Chóforo" - Ramiro Orcí - Jorge Gutiérrez Zamora - Angélica Maria - Rocío Prado - Eugenia da Silva - Luz Elena Silva - Yula Pozo
Clube do Chaves: Moises Suárez - Anabel Gutiérrez - Arnoldo Picazzo - Roberto Gómez Fernández - Benny Ibarra - Veronica Fernández - Maria Clara Zurita - Eduardo Palomo - Carlos Pouliot - Eduardo Shilinsky - Pedro Romo - Rodolfo Rodrígues