Wiki Chaves
Advertisement
Barquinhos de Papel
Chaves7616 480
Episódio de Chaves
Título Original Los Barquitos de Papel
Carlos Villagrán
Ramón Valdez
Florinda Meza
Angelines Fernández
Versão 2
Exibição 1976
Semelhante a Barquinhos de Papel (1973)
Anterior Brincando de Escolinha
Próximo A Guerra é de Terra
Obs.: Remake de 1973.
Direção Enrique Segoviano

Barquinhos de Papel (no original Los Barquitos de Papel) é um episódio do Chaves de 1976.

Sinopse[]

Chaves está brincando de pirata em seu barril quando a Chiquinha chega no pátio. Ela diz que pensou que ele estava brincando de bruxa, porque, com a vassoura que estava usando de remo, parece a Bruxa do 71. Dona Clotilde aparece e discute com a Chiquinha, que começa a imitá-la. Quando Dona Clotilde se queixa ao Seu Madruga, ele lhe dá uma bronca para não agir como idiota, ofendendo a vizinha, que diz que agora entende porque a menina é essa "praga cabeluda". Chiquinha comenta que Chaves cortou seu cabelo. Seu Madruga a manda ir pra casa e ela vai, chorando. Seu Madruga pergunta se o Chaves também a estava imitando, e ela responde que estava usando a vassoura "pra remar, não pra voar", levando a uma discussão sobre estar chamando-a de bruxa. Quico sai de casa e Dona Clotilde lhe diz que ele é o único que não a chamou de bruxa o dia todo, mas ele responde que chamou de manhã, mas como não tem certeza, acha melhor chamar outra vez.

Quico vai provocar o Chaves com seu pirulito, mas começa a rir da bandeira de pirata e diz que é um retrato de Seu Madruga. Seu Madruga para de cortar um planta e usa o tesourão pra estragar o pirulito do Quico, que vai chorar na parede. Dona Florinda entra na vila e pergunta o que houve. Quico lhe conta e ela vê Seu Madruga com a tesoura na mão, então lhe dá uma bofetada e manda Quico não se juntar com a gentalha. Seu Madruga pergunta a razão do "retrato", e Chaves explica sua brincadeira, mas acaba acertando o Seu Madruga com a vassoura enquanto ele se abaixa para pegar seu chapéu. Seu Madruga lhe tira a vassoura a acerta o Quico, que chama sua mãe. Seu Madruga se afasta, e Dona Florinda dá uma bofetada na bandeira.

Chaves continua sua brincadeira e Quico busca uma espada, tapa olho, papagaio e chapéu de pirata para provocá-lo, e acaba assustando a Dona Clotilde. Chaves diz que se encheu de brincar de pirata e Quico se decepciona, mas tenta brincar sozinho. Diz que se aproximam 4 navios, mas Chaves diz que são 8. Eles insistem até que Chaves levanta seu tapa olho e Quico concorda que são 8. Chaves vai para o outro pátio e Quico vai atrás.

1976 Barquinhos de Papel

Quico exibe seu brinquedo chique enquanto Chiquinha brinca.

Chiquinha está brincando com barquinhos de papel na fonte, chamando a atenção do Quico, que vai pra casa e volta com um barco de brinquedo, que se recusa a emprestar. Ela joga o barco dele fora e diz que a fonte e dela. Quico conta pra sua mãe, e depois de uma pequena argumentação, Dona Florinda diz que vai comprar o Oceano Pacífico só para ele (cheio d'água!), mas, enquanto isso, ele tinha que terminar sua lição de casa, e ele se senta num caixote para fazê-la. Chiquinha aproveita que ele está perto e distraído para jogar água nele enquanto brinca. Chaves tenta pegar o barco enquanto eles discutem, mas Quico não deixa. Quico soca a cara do Chaves até que ele ceda, mas logo em seguida joga o barco no chão e volta a fazer a lição. Chaves se aborrece e bate no Quico até que ele caia. Chiquinha lhe dá o barco para bater, mas Seu Madruga o impede. Dona Florinda chega e bate no Seu Madruga.

Patio 2

Chiquinha brinca com barquinhos de papel enquanto Quico vai fazer sua lição.

Chiquinha diz que é o acontece com quem é briguento, e Chaves começa a se queixar sobre tudo ser sua culpa. Quico pergunta quem descobriu a América, e Chaves nega ter sido sua culpa. Chiquinha explica que é a lição, e Chaves responde que foi o Papa. Seu Madruga traz dois barquinhos de papel para a Chiquinha não ter que pedir o brinquedo do Quico emprestado. Chaves espera ganhar um, mas os dois são para ela. Chiquinha conta que outro dia seu pai lhe fez uma pipa, e Seu Madruga disse que teve que usar um "colão de primeira". Quico pergunta quem foi Colombo, e Chaves diz que foi a pipa da Chiquinha. Seu Madruga explica que Cristóvão Colombo foi quem descobriu o México. Chiquinha vai brincar com os barquinhos e fica jogando água no Chaves, até que ele se aborrece e espirra água nela.

Chiquinha vai chorando até o primeiro pátio e diz que vai contar tudo para seu pai, mas não importa porque ele sabe fazer barcos de papel, aviões de papel, flores de papel e até animais de papel. Chaves pergunta pro Seu Madruga se é verdade que ele sabe fazer muito bem papel de animal. Seu Madruga dá à Chiquinha um barco de papel gigante e eles vão experimentá-lo na fonte. Chaves pede um também, e Seu Madruga concorda, mas precisa de um papel. Chaves arranca uma folha do caderno do Quico. Dona Florinda pega Seu Madruga com o caderno, mas ele consegue uma chance de se explicar, que é arruinada pelo Chaves. Seu Madruga acidentalmente taca seu chapéu na fonte, depois se distrai e o troca pelo barco de papel. Chiquinha lhe entrega o chapéu, ainda cheio d'água. Chiquinha diz que não empresta seu barco ao Chaves, mas ele diz que ainda tem o barco do Quico, pelo qual eles brigam até que Chaves cai na fonte. Quico volta e ri do Chaves, que sai para bater nele. Chiquinha vai brincar com a barco do Quico, mas Chaves volta e a empurra para a fonte. Chaves tenta devolver o barco para o Quico, mas ele também cai na fonte e fica com medo se afogar. Seu Madruga chega para ajudá-lo, mas Dona Florinda o assusta. Dona Florinda tenta ajudá-lo, mas cai junto na fonte.

À noite, ao lado do Quico, Chaves se lamenta sobre o Seu Madruga estar há mais de 4 horas dentro da fonte, se molhando com uma tigela, enquanto Dona Florinda diz que ele vai ficar ali até ela mandar, lhe ameaçando com um taco de beisebol.

Atores e Dubladores[]

Atores[]

Dublagem Maga (1990)[]

Citações[]

narrador: Barquinhos de Papel
Chiquinha: Do cabeleireiro.
Chaves: Isso me escapuliu.
Chiquinha: [imitando pirata] E aí o Capitão Gancho dá um tiro de canhão!
Chiquinha: Mas não importa, porque eu vou ter muitos barcos de papel. Porque meu pai sabe fazer muitas coisas de papel... Desde barcos de papel até aviões de papel... E até flores de papel... E até sabe fazer animais de papel!
Chaves: Seu pai sabe fazer animal de papel?
Chiquinha: É o que ele melhor sabe!
Chaves: Seu Madruga, é verdade que o senhor sabe muito bem fazer papel de animal?
Seu Madruga: Sim... O quê?!

Continuidade[]

Curiosidades[]

  • Quando Chiquinha está brincando com seus três barquinhos de papel, ela cita Barba-Negra, um famoso pirata do início do século XVIII, e também Barba-Ruiva, outro pirata conhecido, porém do início do século XVI.
  • Quando Quico começa a fazer sua lição de casa, Chiquinha diz "E aí o Capitão Gancho dá um tiro de canhão!", se referindo ao pirata personagem de Peter Pan (1904).
  • Há um erro no final do episódio quando Chaves e Quico estão no topo da varanda. Percebe-se que não se tem escadas lá a não ser uma porta possivelmente de outro morador, o que leva a dúvida de como eles teriam chegado até lá.
  • Estreia confirmada pela revista Tele-Guía nº 1.243: 07/06/76, 20:00.

Chaves - Temporada de 1976
Matando Aula · A Limpeza do Pátio · Chegou o Leiteiro! · A Galinha da Vizinha é Mais Gorda do Que a Minha · Seu Madruga Pintor, Partes 1 e 2 · O Defunto Será Maior?· Bombinhas são Perigosas, ainda mais em mãos erradas· Seu Madruga Apaixonado· Os Remédios do Quico· Eu Não Creio em Fantasmas, Mas Que Existem...· A Orquestra· Confusão no Cabeleireiro · Os Toureadores, Partes 1, 2 e 3· Brincando de Escolinha· Barquinhos de Papel· A Guerra é de Terra· O Exame de Recuperação, Partes 1, 2 e 3· A Venda da Vila, Partes 1 e 2· Roupa Suja Lava-Se em Público· O Desjejum do Chaves, Partes 1 e 2· O Futebol Americano· Os Balões· O Chiclete· O Bilhete de Loteria· O Aluno Mais Inteligente· Roupa Limpa Suja-se em Casa· As Calças do Seu Madruga· O Matador de Lagartixas· Satanás· O Festival da Boa Vizinhança, Partes 1, 2, 3 e 4· Invisibilidade· O Ladrão da Vila· Os Loucos e a Cruz Vermelha· Animais Proibidos· Sem Pichorra Não Tem Festa, Partes 1 e 2· Feliz Ano Novo!
Advertisement