1ª Temporada
Chapolin 1973.jpg
Temporada do programa Chapolin
Exibição 28 de fevereiro de 1973 - 28 de dezembro de 1973
Transmissão 1973
Elenco Roberto Bolaños
Ramón Valdez
Rubén Aguirre
Carlos Villagrán
Florinda Meza
Edgar Vivar
Obs.: Primeira temporada independente de Chapolin
Anterior Temporada Zero
Próximo 2ª Temporada

1ª Temporada de Chapolin Colorado estreou como programa independente em 28 de Fevereiro de 1973.

Histórico

Mudança de Emissora (de TIM para Televisa)

No final de 1972, a emissora TIM se fundiu com a Mexicano Telesistema Mexicana, transformando-se na atual Televisa. Com isso, Bolanõs e seu elenco se mudou para os novos estúdios da Televisa, que fizeram com que o seriado, que só tinha 7-8 minutos de duração por esquete, passasse a ter de 15-17 minutos de duração. Ainda no comecinho de 1973, o Programa Chespirito ainda era exibido com esquetes em conjunto com os episódios do herói mexicano, mas foi neste mesmo ano que Chapolin Colorado tornou-se uma série solo de meia hora. Fora nesta época também que a série recebeu mais lugares e espaço para gravar.

Retorno de Aguirre e saída de Maria Antonieta

Rubén Aguirre também retornou ao elenco de atores neste ano, fazendo, na maioria das vezes, papéis de vilões, uma vez que Carlos Villagrán havia praticamente ocupado seu lugar como parceiro de Bolanõs desde o final de 1972. Fora também no final deste mesmo ano que Maria Antonieta de Las Nieves sairia do elenco por estar gravida e ser contratada para apresentar um programa de variedades no canal 13 do México chamado Pampa Pipiltzin. Por causa de sua saída, Florinda Meza acabaria por ocupar seu lugar como a personagem feminina fixa das histórias no decorrer da série.

Visão Geral

Abertura comum de Chapolin em 1973

A partir de 1973, o Chapolin passaria a conhecer os inimigos que seriam aqueles tido como os mais perigosos que já enfrentou como o Racha Cuca, Tripa Seca, Quase Nada, sendo que também neste mesmo anos que o Super Sam, seu eterno rival em heroísmo, aparecia. Alem do mais, fora neste ano que sua introdução clássica ("Mais rápido que uma tartaruga, mais forte que um rato, mais inteligente que um asno") seria colocada no inicio dos episódios, enquanto sua abertura introdutória seria a comum até 1975.

Elenco

Estrelando

Participação Especial

Episódios

Imagem Título Exibição Original Exibição no Brasil Sinopse
Chimpayate.png
Chapolin7301b 480.jpg
Um Boneco Muito Vivo/A Casa Mal Assombrada 28/02/1973 06/03/2013 Sbt-logo-1-1.png (Esquete de Chapolin)

21/05/2018 Multishow-logo.png (Esquete de Chespirito)
Um boneco muito vivo: Um ventríloquo tenta enganar um empresário teatral, colocando seu amigo para fingir que é o boneco... e assim, impressionar a todos! Chespirito, que finge ser "o boneco Trapezunga", não gosta nada dessa brincadeira e agora vai querer se vingar.
A casa mal assombrada: Chapolin Colorado é chamado em uma casa porque a mocinha está com medo de ficar sozinha, já que é uma pesquisadora e acha que a casa tem assombrações. Nosso herói tenta ajudá-la, mas acaba se assustando mais do que a garota.
Chapolin7302 480.jpg
Chapolin7302a 480.jpg
Chapolin7302b 480.jpg
O Quarto Errado/O Prêmio da Loteria/Os Duendezinhos 07/03/1973 22/05/2018 Multishow-logo.png O quarto errado: O Chapolin bate de maneira selvagem a Ramón, pensando que ele é um bandido.
O prêmio da loteria: Chespirito é mordomo e fica encarregado de achar um bilhete de loteria para o seu patrão, que sonhou com os números sorteados. Porém, todos acabam pensando que ele sequestrou um bebê.
Os duendezinhos: Chapolin entra em uma casa cheia de duendes.
Chapolin7303 480.jpg
Chapolin7303a 480.jpg
Chapolin7303b 480.jpg
Marretada no Totem/O Exame/O Descobrimento da Tribo Perdida 21/03/1973 23/05/2018 Multishow-logo.png Marretada no totem: Chapolin bate no Ramón, que está no totem.
O exame: Dr. Chapatin examina quatro soldados, para ver se eles têm aptidões para "subir". Todos pensam que se trata de subir em um paraquedas, para testá-lo.
O descobrimento da tribo perdida: Dois arqueólogos descobrem a Tribo dos Gordichola, que ainda é habitada, por incrível que pareça. O chefe da tribo prende a mocinha e seu pai e diz que se não puder se casar com ela, o pai será sacrificado. Chapolin é chamado para ajudar, mas para isso, ele terá de lutar com o filho mais novo do chefe da tribo: um homem de quase 2 metros de altura.
Chapolin7304 480.jpg
Chapolin7304a 480.jpg
Chapolin7304b 480.jpg
Bloqueando a Entrada/Ator de Araque/A Prometida 28/03/1973 07/03/2013 Sbt-logo-1-1.png (Terceiro esquete)

24/05/2018 Multishow-logo.png (Os dois primeiros esquetes)
Bloqueando a entrada: Chapolin tenta bloquear a entrada, para evitar o ingresso de um perigoso bandido.
Ator de araque: O diretor de um filme comenta com uma atriz famosa que Chespirito, um figurante desajeitado, recebeu uma carta dizendo que ele herdou uma fortuna do seu tio. Para convencer o figurante a investir todo o seu capital no próximo filme que vão gravar, o diretor resolve lhe oferecer o papel de protagonista.
A prometida: María Antonieta está muito preocupada, pois seu pai quer lhe obrigar a se casar com um sujeito que ela não gosta, porém que é super arqui multi milionário. Desesperada, resolve chamar o Chapolin, que usa a sua arma favorita: a Corneta Paralisadora.
Chapolin7305 480.jpg
Venda de Frutas.png
Vazamento de Gas 73.png
A Mão do Bandido/Por Uma Fatia De Melancia/A Explosão 04/04/1973 25/05/2018 Multishow-logo.png A mão do bandido: Chapolin captura um bandido, mas este afirma que quem roubou foi a sua mão.
Por uma fatia de melancia: Dr. Chapatin vai comprar algumas frutas em uma quitanda. Nisso, chega uma senhora gaga à barraca e ele começa a tirar uma com a cara dela. Depois, ele pede uma fatia grande de melancia, mas o vendedor diz que não vendem melancias partidas, que ele terá de comprar uma inteira. Mas teimoso como ele só, o doutor resolve cortar a melancia assim mesmo, arranjando a maior confusão com o vendedor.
A explosão: María Antonieta chega em casa e vê que tudo foi destruído, por causa da explosão de um botijão de gás. Desesperada, ela chama o Chapolin para ajudar. Depois, um engenheiro avisa que todo o cortiço ficou enfraquecido por causa da explosão, que eles terão de deixar o local e que em 5 minutos tudo vai desabar. Mas o pai da moça não quer abandonar o cortiço e agora o Chapolin terá de convencer o velho.
Chapolin7313a 480.jpg
Chapolin7313b 480.jpg
Um Aluno e Tanto/Presente de Grego 06/06/1973 03/06/2018 Multishow-logo.png Um aluno e tanto: Dr. Chapatin vai visitar um paciente, só que o mesmo precisa se ausentar por um instante e aí chega o professor de golfe do paciente. Ele acaba ensinando esse esporte para o Dr. Chapatin, pensando que o velhinho solicitou uma aula.
Presente de grego: Primeiro, o vilão coloca uma bomba em um presente e depois ele coloca veneno em um dos bolos do Ramón, tudo para forçar María a se casar com ele. Mas o Chapolin, do seu modo, faz o bandido provar do seu próprio veneno.
Chapolin7314 480.jpg
Chapolin7314a 480.jpg
Chapolin7314b 480.jpg
A Lata de Suco/Trapaças no Restaurante/O Índio Pele Vermelha 13/06/1973 04/06/2018 Multishow-logo.png A lata de suco: Chapolin pergunta a María Antonieta como se abre uma lata de suco.
Trapaças no restaurante A sopa de Ramón tem uma mosca e aí a garçonete não cobra a conta dele. Chespirito então tenta achar uma mosca para não ter que pagar a sua conta.
O índio Pele Vermelha: Ramón e María vão passar o dia numa cabana e encontram o fantasma do Riacho Molhado. Chapolin é chamado para ajudá-los.
Chapolin7315 480.jpg Uma Investigação Perigosa 04/07/1973 05/06/2018 Multishow-logo.png Quase Nada se finge de morto, para poder cometer crimes sem que a polícia desconfie. E o único que pode acabar com seus planos é o Chapolin Colorado.
Chapolin7316 480.jpg O Cão Raivoso 20/07/1973 03/11/2008 Sbt-logo-1-1.png Uma enfermeira chama Chapolin para que ajude a buscar um sujeito que foi mordido por um cachorro e que contraiu raiva. Porém, ela não sabe como é o homem e eles terão de investigar para descobrir. Ao mesmo tempo, Chapolin ajuda um peão com o seu trabalho, arrumando os sacos da forma que seu patrão lhe ordenou.
Chapolin7317 480.jpg O Debilitador Potencial 27/07/1973 10/07/2008 Sbt-logo-1-1.png Ramón inventa um líquido maravilhoso: o debilitador potencial. Este líquido é capaz de amolecer qualquer coisa. Ou seja, até um tijolo pode ficar macio. Mas tem gente muito gananciosa atrás desse invento e o Chapolin é chamado para ajudar.
Chapolin7318a 480.jpg
Chapolin7318b 480.jpg
Fila e Fichas no Hospital/Duas Vezes Chapolin! 03/08/1973 08/06/2018 Multishow-logo.png Fila e fichas no hospital: Dr. Chapatin chega ao hospital com um sujeito totalmente "estourado". O homem foi atropelado e precisa de cuidados médicos, mas o doutor acaba arranjando muitas confusões na fila, por causa das fichas numéricas que lhe entregam.
Duas vezes Chapolin: Ramón é um sujeito que adora pregar peças nos outros, mas sua sobrinha (Florinda Meza) não quer que ele faça isso com seu marido (Carlos Villagrán), pois este sofre do coração e, com um susto muito forte, poderia até morrer.
Chapolin7319 480.jpg Para Fugir da Prisão 10/08/1973 1990 Sbt-logo-1-1.png Ramón quer fugir da prisão, mas seu colega e o capataz não querem deixar de jeito nenhum. Por isso, ele chama o Chapolin Colorado.
Chapolin7320a 480.jpg
Chapolin7320b 480.jpg
Médicos Birutas/O Mini Disco Voador 17/08/1973 10/06/2018 Multishow-logo.png Médicos birutas: O médico está tentando realizar uma cirurgia, mas o Dr. Chapatin não para de atrapalhar, com seus saquinhos de batata frita.
O mini disco voador: Um cientista descobre que os marcianos estão planejando invadir a terra, só que eles são seres super arqui multi microscópicos e viajam em um mini disco voador. Assustados, eles chamam o Chapolin Colorado.
Chapolin7321 480.jpg Dando um Fim no Chapolin 31/08/1973 11/06/2018 Multishow-logo.png A filha de Ramón está em perigo e os bandidos só vão deixá-la em paz se ele matar o Chapolin Colorado. Sem saída, Ramón tenta colocar o plano dos bandidos em prática, mas o Chapolin acaba sempre escapando.
Chapolin7322 480.jpg Uma Múmia Bastante Egípcia 07/09/1973 1984 Sbt-logo-1-1.png Três arqueólogos vão às pirâmides do Egito procurar tesouros maravilhosos, mas se deparam apenas com um árabe valentão e uma múmia viva.
AAutopsiaDistritoComedia.png A Autópsia/A Casa de Chá do Luar de 8 de Agosto de 1984 21/09/1973 1984
Sbt-logo-1-1.png/SBT Off.png*
A autópsia: O Dr. Chapatin vai à casa de Carlos e Florinda, porque ela achou que seu marido estava cansado e doente. Em seguida, chega o vizinho do casal, dizendo que Frederico finalmente voltou para casa. A esposa pensa que ele estava se referindo ao seu irmão, um vagabundo que havia sumido há muito tempo.
A casa de chá do luar de 8 de Agosto de 1984: Uma gueixa está sendo forçada pelo seu pai a se casar com o famoso carateca Simpato Yamasaki. Por isso, ela decide chamar o Chapolin Colorado. Mas o único jeito de impedir o casamento é lutar com o campeão de caratê...
Chapolin7324a 480.jpg
Chapolin7324b 480.jpg
Infelizmente Perdemos o Avião, Graças a Deus!/O Pistoleiro da Marreta Biônica 28/09/1973 1984
Sbt-logo-1-1.png/SBT Off.png*
Infelizmente perdemos o avião... Graças a Deus!: O Dr. Chapatin é convidado para o casamento de sua enfermeira, mas ele fica atrapalhando e não deixa o juiz terminar o discurso. O problema é que o casal pode perder o avião, se demorar muito.
O pistoleiro da Marreta Biônica: Um casal está assustado com a volta do terrível Pistoleiro Veloz, que diz ter o gatilho mais rápido do velho Oeste. Chapolin é chamado para ajudar e agora vai mostrar que ele tem a Marreta mais rápida do Velho Oeste. Será que ele consegue derrotar este bandido?
Hotel73.jpg Um Hotel Nada Agradável 05/10/1973 15/06/2018 Multishow-logo.png O gerente do hotel está cobrando o dobro do combinado pela conta do casal, que não tem dinheiro. Eles ficam proibidos de sair do hotel, a menos que paguem a conta e, por isso, decidem chamar o Chapolin Colorado para ajudá-los.
Bscap0035k.jpg O Anel de Brilhantes Original: 12/10/1973

Reprise (atualmente distribuída): 1974
1984 Sbt-logo-1-1.png Um anel de brilhantes desaparece e Ramón culpa a sua empregada. Ela pede a ajuda do Chapolin, que resolve investigar. Depois, Ramón contrata um detetive particular para que busque o anel.
Chapolin7326 480.jpg O Espião Invisível 19/10/1973 21/10/2006 Sbt-logo-1-1.png Seu Severiano é o agente secreto mais famoso do mundo. Ou seja, todos conseguem reconhecê-lo muito facilmente, não importa que disfarce esteja usando. Agora resolveu se vingar e encontrou um meio de fazê-lo: roubar a fórmula da invisibilidade, criada pelo cientista, pai de Florinda e sogro de um jornalista nada discreto. E para piorar tudo, o único que pode ajudá-los é o Chapolin Colorado.
UmMiadoAoCairDaNoite.png Um Miado ao Cair da Noite 26/10/1973 20/05/2006 Sbt-logo-1-1.png Florinda não consegue dormir há 4 noites por causa de um gato que não para de miar. Enquanto isso, seu marido dorme tranquilamente. Toda vez que ela tenta acordá-lo (jogando água), ele se assusta e pula pela janela, porque sonha com um barco que está afundando. Sem saber o que fazer, ela chama o Chapolin Colorado e acaba tendo uma ajuda extra: a do guarda noturno, que também não consegue mais dormir por causa do gato.
Brinquedo73.jpg Quando os Brinquedos Voam 02/11/1973 19/06/2018 Multishow-logo.png Uma menina mentirosa joga os seus brinquedos na rua e diz que um bandido os roubou, só para poder ganhar mais brinquedos. O Chapolin aparece para tentar resolver o caso. Em seguida, um ladrão de verdade entra na casa e agora o Chapolin terá de enfrentá-lo.
Chapolin7329a 480.jpg
Chapolin7329b 480.jpg
O gato e o chimpanzé/Um defunto bastante morto 09/11/1973 20/06/2018 Multishow-logo.png O gato e o chimpanzé: Dr. Chapatin atende um paciente que está todo estourado porque foi descer uma escada, pisou no rabo de um gato, o gato miou, ele se assustou, tropeçou e rolou a escada.
Um defunto bastante morto: Um vendedor ambulante entra na casa de Florinda e descobre um cadáver dentro de um baú. Assustado, ele chama o Chapolin Colorado.
Bomba73.jpg Proibido mexer com bombas em horas de serviço! 16/11/1973 21/06/2018 Multishow-logo.png Quase Nada intimida um advogado colocando uma bomba em seu escritório. Chapolin, o advogado e sua secretária tentam desativar a bomba, que se encontra dentro de um cofre. O pior de tudo é que o cofre estava aberto e quem sofre com a bomba é o advogado que se atirou pela janela. Depois, os bandidos colocam outra bomba mas acabam sendo presos. Mesmo assim, a bomba continua trancada junto do Chapolin e a secretária.
Chapolin7331a 480.jpg
Injecao.png
O paciente teimoso/Injeção, não! 23/11/1973 23/07/2008 Sbt-logo-1-1.png O paciente teimoso: Dr. Chapatin atende um paciente e diz que ele está a ponto de morrer. Porém, o paciente contraria o doutor e diz que não vai morrer de jeito nenhum!
Injeção, não!: Ramón é um paciente rabugento que se nega a tomar uma injeção. O problema é que, se ele não tomar a injeção, pode até morrer. Chapolin é chamado para ajudar.
Chapolin7332 480.jpg O Bandido 30/11/1973 1984 Sbt-logo-1-1.png O terrível Racha-Cuca está de volta ao velho Oeste e para tentar detê-lo, o banqueiro, o xerife e o dono do bar chamam o Chapolin Colorado, que decide pregar alguns cartazes do bandido por todo o povoado, além é claro de pregar cartazes do concurso "Vamos à Disneylândia com o Polegar Vermelho".
Chespirito73.jpg
Supersam73.jpg
E livrai-nos também dos distraídos!/Livrai-nos dos metidos, Senhor! 14/12/1973 24/06/2018 Multishow-logo.png E livrai-nos também dos distraídos!: Chespirito é um sujeito extremamente distraído. Ele é o único que tem telefone em todo o seu prédio e por isso as pessoas vivem entrando e saindo de lá. Porém, a esposa do Sr. Piña está a ponto de ter um filho e ele precisa telefonar para o médico, mas não encontra o sujeito.
Livrai-nos dos metidos, Senhor!: Dimitri Panzov, um terrível bandido, quer sequestrar a pobre camponesa para poder se casar com ela. Assustada, ela chama o Chapolin Colorado, mas é atendida por um outro herói: o incrível Super Sam! Mas ela insiste e o Chapolin aparece logo em seguida. Agora, os dois vão disputar para ver quem ajuda a mocinha.
Chapolin7334a 480.jpg
Chapolin7334b 480.jpg
A pérola/Um robô desparafusado 21/12/1973 25/06/2018 Multishow-logo.png A pérola: Monchito é um velhinho que encontra uma pérola no meio de sua comida, em um restaurante. A garçonete garante que a pérola é dela e agora a confusão está armada.
Um robô desparafusado: Ramón constrói um robô idêntico a um ser humano, mas este está descontrolado. Chapolin é chamado para ajudar a detê-lo, mas não consegue descobrir quem é o robô.
Chapolin7335a 480.jpg
MicrofonesOcultos1973.png
Um Brinde aos Recém Casados/Os Microfones Ocultos 28/12/1973 26/06/2018 Multishow-logo.png Um brinde aos recém casados: Em um casamento, o Dr. Chapatin resolve fazer um discurso.
Os microfones ocultos: Dois detetives estão tentando escutar os planos de um casal de bandidos, usando microfones ocultos. Mas os bandidos resolvem chamar o Chapolin para ajudá-los a procurar os tais microfones.

Episódios Perdidos Mundialmente

Sem Imagens.png Doutor Chapatin/R.S.E. 14/03/1973 Inédito Doutor Chapatin: Desconhecido.
R.S.E.: O Chapolin Colorado enfrenta um poderoso rato que usa a última novidade em armas secretas.
Sem Imagens.png ? 20/06/1973 Inédito Desconhecido
Sem Imagens.png Doutor Chapatin/As caricaturas me fazem chorar 27/06/1973 Inédito Doutor Chapatin: Desconhecido
As caricaturas me fazem chorar: Uma pintora tem que fazer o retrato de um importante general, porém, a sala de pinturas ficou trancada por dentro. Ela decide chamar o Chapolin Colorado, que usa suas famosas pastilhas encolhedoras para entrar no local e terminar o retrato.
Obs: Baseado na versão de 1976.
OPlanetaVênusSBT1990.png Aventuras em Vênus 11/07/1973 1984 SBT Off.png - PERDIDO Chapolin faz uma viagem diferente e sensacional: ele vai parar no planeta Vênus! Agora, terá de ajudar dois astronautas que ficaram presos por lá.
Obs: Exibido pela última vez no SBT em 1992.
Obs: Exibição de emergência no lugar da estreia de um programa chamado Veinte personajes para un solo actor.
Há boatos que seja uma versão mais antiga de "Pedintes em família", porém nada confirmado.
Sem Imagens.png Conto de Bruxas 24/08/1973 Inédito Segundo a Tele-Guía: O Chapolin Colorado tem que enfrentar uma bruxa que se dedica a transformar pessoas em sapos, árvores, coisas etc.
Sem Imagens.png Em guerras médicas, a baioneta se chama bisturi 14/09/1973 Inédito Desconhecido

Galeria

1973PlanetaVenusfoto.jpg
1973Acaricatura.jpg
RamonChapolineCarlos.jpg

Referências Bibliográficas e Notas