Wiki Chaves
Advertisement

Alguns episódios dos programas de Roberto Gómez Bolaños apresentam erros que não foram percebidos pela produção. Neste artigo você encontra (quase) todos eles listados e classificados por série, esquete e ano em ordem cronológica.

Chaves[]

A briga dos pombinhos[]

  • Dona Florinda corre para sua casa e então a porta se abre sozinha, mas ela estava com suas mãos no avental e não podia abrir a porta.
  • Quando Chaves e Seu Madruga viram o barril para tirar o Quico, os pés de Quico atravessam o fundo do barril. Ou seja, o barril não possui um fundo.
  • Quando Seu Madruga faz um discurso, Chespirito e Carlos Villagrán não seguram o riso. Villagrán vira o rosto para não rir na frente da câmera.
  • Numa determinada parte, é possível ver a dona Clotilde passar por atrás da janela de sua casa.

A casa da bruxa[]

  • Em uma cena, Chaves escorrega numa poça d'água.
  • Depois Quico e Chaves, fazem força para não rir.
  • Quando Dona Clotilde tira os pirulitos, a embalagem está luminosa e depois do corte de câmera está fosca.

Quem com catapora fere, com catapora será ferido[]

  • Quico molha o cabelo de Chiquinha como o refresco e depois ele fica seco.
  • Não há nada no varal, mais quando Chaves, olha para o lado tem uma Ceroula.
  • Clone, Chaves sai chorando da casa do Seu Madruga e quando volta já está no quarto da Chiquinha. (Obs: Há uma cena na verdade cortada nessa parte, é perdida mundialmente mais, pode encontrar essa cena na Internet numa exibição desse episódio no SBT nos anos 90.).
  • Quase no final do episódio, quando Chaves sai do quarto da Chiquinha aparece o reflexo do Chaves no quadro do meio na parede.

A escolinha do Professor Girafales[]

  • Dois Figurantes usam a roupa do Quico.

Mal-entendidos[]

  • Em cortes de cena, é possível ver que o papel do ramo de flores é trocado.

A perna quebrada, parte 2[]

  • Quando, Chaves bate em Quico, quando ele está no chão a gravata está torta e quando levanta está reajeitada.
  • A Janela da casa da Bruxa, está aberta e depois fechada e com a porta é o contrário.
  • Quando Quico impede Chaves de brincar na rua, Chaves fica furioso e chuta bola pra longe. Mais tarde, quando Chaves sai da casa da Chiquinha .com vidro de ketchup na mão, repare que a bola reaparece com o quico brincando no pátio.
  • Quando Chaves coloque ketchup no sanduíche, repare que os óculos da Chiquinha quase cai.
  • Quico coloque ketchup nas pernas, no rosto e no braço do Chaves que está deitado, note que o Quico esquece de colocar o ketchup no outro braço do Chaves.
  • No final do episódio, quando todos estão chorando, Chaves aparece no barril, note que Chaves também parece estar chorando.

Abre a torneira, parte 1[]

  • Chiquinha aparece escondida no corredor.

Animais proibidos[]

  • A Porta da casa do Seu Madruga, está com o número 14 invés de 72.
  • Professor Girafales, fazendo força para não rir.
  • No final do episódio, quando o Chaves fala que o cachorro morreu, O Cachorro morto aparece no sofá do Seu Madruga, depois do epidódio. terminado, o cachorro acorda.

O ano novo do Chaves[]

  • Dona Clotilde fica passando atrás do cenário.

Feliz ano novo![]

  • No episódio do ano novo onde o pátio da vila fica cheio de brinquedos do Quico, na hora que Chaves desce o escorregador e rebate no Nhonho, é possível ver a corda que fica amarrada na cintura dele.

Quem semeia moeda, colhe tempestade[]

  • Quando Chiquinha, ri da cara de Chaves e Quico ela está com todos os dentes, sem o que ela pinta para parecer banguela.
  • Quando Chaves joga terra nos rosto do Quico, Quico vai pra sua casa furioso, mas quando o Quico chega na vila com o algodão-doce, Quico está com a cara limpa.
  • Quando o Chaves joga terra no rosto da Chiquinha sem perceber, Chiquinha fica com a cara suja, mas depois do intervalo, Chiquinha aparece com a cara limpa.

Como treinar um novo campeão[]

  • Seu Madruga na hora em que ele vê Chaves nocauteando Quico ele está de chapéu e quando aparece o Balão de Imaginação ele está sem.
  • Chaves bate em Quico, por causa do pirulito, ele levanta com o pirulito, mais sai da casa do Seu Madruga sem o pirulito.

Uma aula de canto[]

  • Seu Madruga erra o passo por causa do Professor Girafales, e ri para os bastidores.

Bilhetes trocados[]

  • Quando Quico vem para jogar o chapéu do Professor, na rua ele vem dos bastidores ao invés da Casa dele.
  • Na hora em que o professor está fora da vila, dá para ver uma mudança de iluminação na vila.
  • A Chiquinha quando ler a carta ler Meu Amor quando o Chaves ler com o Seu Madruga não tem nenhum Meu Amor na carta.

O castigo vem a cavalo, parte 3[]

  • Uma pessoa passa na janela da escola.

A troca de chapéus[]

  • A Porta da casa de Dona Florinda, está fechada e depois aparece aberta.
  • Quando Chaves, oferece chiclete para o Quico, a porta é aberta um pouquinho, e quando ele entra na casa, da para ver o Professor escondido
  • A Casa da Bruxa do 71 está com nº 77.

De gota em gota, minha mãe fica louca[]

  • O Balde que está na mão de Quico é azul, mais no corte de câmera o balde é verde.
  • Dona Florinda entra com balde vazio quando vai ajudar o Sr. Barriga o balde fica na metade.
  • Quando Chaves molha o Quico o boné cai e de repente note que era um cabelo falso colado no boné

O disco voador[]

  • A Casa da Dona Florinda Está Com o Número 71 Ao Envés de 14 (Obs: No episódio "O Calo do Sr. Barriga" de 1974 o número da casa de Dona Florinda é 81, Isso também aconteceu no episódio "Vamos ao Cinema?" de 1979, só que o número é 18.  
  • Quando Chaves joga água no Quico de novo, o boné do quico cai, e quando o Quico coloca o boné de volta.

Programa Chespirito[]

Um hotel muito louco[]

  • Enquanto espancava Seu Cecílio (Moisés Suárez) no elevador, a louca interpretada por Paulina Gómez escorrega e cai no chão para fora do elevador.
Advertisement