Los Supergenios de la Mesa Cuadrada (em português Os Super Gênios da Mesa Quadrada) foi um programa de televisão mexicano criado por Roberto Mario Gómez y Bolaños, que foi exibido de 1970 até 1973 no canal TIM (Televisión Independiente de México). Foi exibido originalmente entre 15/10/1970 à 20/02/1973, passando por diversas fases.

História

Em 1968, se finalizou o programa "Cômicos y Canciones", onde Roberto escrevia e atuava, este período foi muito difícil para ele tanto profissional como pessoal. Neste mesmo ano é inaugurado o canal TIM. Neste canal, foi dedicado oito horas da programação exclusivamente a um programa chamado "Sábados de La Fortuna", onde haviam vários

Os "gênios".

temas, desde transmissões de espetáculos, circos, etc. Assim, a emissora vendo o grande talento de Chespirito o contrata no final de 1968, para fazer um quadro humorístico de poucos minutos dentro deste mesmo programa, e que seria produzido e dirigido por Sérgio Pena. Chespirito aceita, e começa a escrever o quadro humorístico. Ele escreve um quadro chamado Os Super Gênios da Mesa Quadrada, em que comediantes se sentariam em uma mesa quadrada, e seriam enviado a eles cartas, em que haveriam perguntas sobre qualquer tema, e eles deveriam responder com respostas absurdas. Dai que surgiu o nome do quadro. O quadro humorístico é bem aceito, e Chespirito desenvolve os personagens do quadro. Nisso, ele cria seu primeiro personagem, o Doutor Chapatin. Este seria um velho ranzinza que odiaria quando o chamavam de velho, e que vive com um saquinho cujo ninguém sabe o que ha dentro, e com esse saquinho ele bate em quem o chama de velho. Chespirito resolve ele mesmo interpretar o personagem. Em seguida, é criado o Professor Girafales, que é um cara elegante, culto, sofisticado, mas agressivo quando é zombado. Ele vive fumando charutos, e corrigindo os erros de seus colegas da mesa quadrada. É muito alto, e dai o seu nome, e também é zoado por seus companheiros por causa disso. Para o interpretar, Chespirito chama seu ex-colega Ruben Aguirre, principalmente pelo seu tamanho. O próximo é o Seu Ingeniebrio, um cara que vive bêbado e falando asneiras e besteiras. Para o interpretar, é convocado por Chespirito o comediante Ramón Valdés, irmão dos famosos Tin Tan, El Loco e El Ratero Valdés.Agora, com os três personagens principais,

Váldez, Antonieta, Bolaños e Aguirré em 1970

só faltava alguém para ler as cartas e outro para apresentar o programa. Para apresentar o programa, é chamada uma atriz famosa no México, mais ela se recusa. Assim, Chespirito convoca a atriz e famosa dubladora Maria Antonieta de Las Nieves. Ela no principio acha ruim ter que ser comediante, mais acaba aceitando e gostando. Chespirito cria a Pechocha Mococha, que no México é uma gíria para garota bonita. Ela iria ser paquerada pelos outros personagens, mais também zuada por sua estatura. Para ler as cartas, Chespirito chama o ator Anabel de Mar, que fazeria a si mesmo, sem ter um personagem.Com o quadro humorístico pronto, ele vai ao ar e se torna um sucesso. Em 1969, com o sucesso do quadro aumentando, Anabel de Mar acaba saindo do quadro, e entra em

Cena da abertura do programa Chespirito y La Mesa Cuadrada

seu lugar Anabel Gutierrez, que no final do ano acaba saindo também. Em 1970, com o sucesso do quadro, ele vira um programa humoristico próprio. Agora, Maria Antonieta de Las Nieves iria além de apresentar, também ler as cartas. Em 1970, o programa muda de nome e passa a se chamar "Chespirito y La Mesa Cuadrada", ou seja, Chespirito e a Mesa Quadrada. Ruben chama para o programa um comediante que interpreta um personagem famoso no México chamado Pirrolo, ele é Carlos Villágran. Também ingressa ao programa Florinda Meza, que tem um caso com Carlos Villagrán. Em 1971, o programa muda de nome novamente e passa a se chamar apenas Chespirito.

Quadros

Ja que agora é um programa, Chespirito resolveu criar mais quadros além de Os Super Gênios da Mesa Quadrada. Assim nascem mais três quadros para o programa que é um sucesso: Los Chifladitos, que traduzido é Os Louquinhos. É um quadro onde dois loucos que moram juntos, chamados Chaparron Bonaparte e Lucas pirado vivem sua própria maneira de ser e acabam assustando sua vizinha, interpretada por Maria Antonieta de Las Nieves. Neste quadro, Ramón Valdés não tinha personagens fixos. Los Caquitos, que traduzido é Os Ladrõezinhos. É um quadro onde uma dupla de ladrões amigos chamados Chompiras e Peterete, interpretados por Chespirito e Ramón Valdés, sempre tentam se dar bem em seus roubos, mais sempre acabam fracassando por suas burrices e nunca roubam nada. Ruben Aguirre interpretava um policial, que sempre atrapalhava os planos de Chompiras e Peterete. Maria Antonieta de Las Nieves não tinha personagens fixos neste quadro. Ja em Chespirito, o terceiro quadro novo, é onde Chespirito e os outros faziam episódios cômicos sem personagens fixos, ou as vezes reviviam histórias clássicas da literatura. O programa agora composto por quatro quadros, é um sucesso absoluto, e Chespirito cria um super-herói próprio para a América Latina. Porém, este não seria igual aos heróis americanos, e foi criado com o objetivo de que não vivemos só de heróis americanos enlatados. Este herói seria fraco, medroso, feio, burro, baixinho e lento, porém vencia os inimigos com sua astucia e coragem. Assim, para derrotar seus inimigos, deveria derrotar primeiro seu medo. Ele só dispunhia de suas anteninhas de vinil que detectavam a presença do inimigo e suas pílulas de polegarina, que faziam ele encolher e ficar bem pequeno. Para o personagem, foi escolhido o nome de Chapulin, que é um gafanhoto comido frito no México. Traduzido, seu nome é o Chapolin. Para as cores do uniforme do personagem, só haviam 4: vermelho, azul, branco e preto. Preto foi descartado por significaria o mal, branco também pois se associaria a religiões e azul foi descartado por que iria atrapalhar o efeito Chroma Key, que é aquele efeito básico que pode até fazer as pessoas levitarem. Assim, quando o Chapolin levitasse, com ele utilizando o uniforme azul, iria desaparecer. Assim, só sobrou o vermelho e foi nomeado como Chapolin Colorado. Seria feito um filme do Chapolin, mais o ator escolhido recusou o papel por achar que o personagem seria um fracasso. Chespirito então resolve fazer um quinto quadro humoristico no seu programa, o quadro do Chapolin Colorado, e ele mesmo interpretaria o Chapolin. Ramón, Maria e Ruben não teriam personagens fixos neste quadro. Com a estréia do quadro, o programa vira um sucesso maior ainda. Ruben chama para o programa um comediante que interpreta um personagem famoso no México chamado Pirrolo, ele é Carlos Villágran. Também ingressa ao programa Florinda Meza, que tem um caso com Carlos Villagrán. Ruben Aguirre acaba saindo do programa para trabalhar em um outro, e assim chega ao fim o quadro Los Chifladitos, pois sem Ruben como Lucas, o quadro não teria mais graça. Assim, para substituir o quadro é criado o El Chavo del Ocho, ou seja, O Chaves do Oito. Neste quadro, em uma vila onde os moradores devem pagar o aluguel todo o mês, vive um menino órfão chamado Chaves. Ele vive enfiado no barril e é muito atrapalhado. Na vila, vive Seu Madruga e sua filha Chiquinha. Seu Madruga é um cara que vive sem trabalhar, e Chiquinha é uma menina travessa que se aproveita da honestidade do Chaves. Também vivem na vila Quico e sua mãe Dona Florinda. Quico é um menino mimado que vive se aparecendo para o Chaves, que se irrita e bate nele. Ele chama Dona Florinda, que pensa que o culpado é o Seu Madruga e vive lhe dando tapas. Chaves é interpretado por Chespirito, Seu Madruga por Ramón Valdés, Chiquinha por Maria Antonieta de Las Nieves, Quico por Carlos Villagrán e Dona Florinda por Florinda Meza. Nesta época, entram no programa Angelines Fernandez e Edgar Vivar, que começam a interpretar Senhor Barriga e Dona Clotilde. Senhor Barriga é o dono da vila, que vive cobrando os 14 meses de aluguel atrasados do Seu Madruga, que vive se escondendo para não pagar. Além disso, Senhor Barriga é um senhor muito bondoso. Ja Dona Clotilde, é uma mulher que vive na casa 71, e é chamada pelas crianças de a bruxa do 71. Ela é apaixonada por Seu Madruga, e vive cozinhando coisas deliciosas para ele, mais o amor dela não é correspondido. No fim do ano, chega ao fim o programa Chespirito, com o sucesso dos quadros Chaves e Chapolin, são criados programas próprios para os mesmos.

Aberturas

Abertura_"Los_Supergenios_de_la_Mesa_Cuadrada"

Abertura "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada"

Chespirito_y_la_Mesa_Cuadrada

Chespirito y la Mesa Cuadrada

Abertura_Chespirito_(1971)

Abertura Chespirito (1971)