O Calo do Sr. Barriga
Chaves7721 480.jpg
Episódio de Chaves
Título Original Pie hinchado
Carlos Villagrán
Ramón Valdez
Florinda Meza
Edgar Vivar
Versão 2
Exibição 1977
Semelhante a O Calo do Sr. Barriga (1974)
Anterior Um Bom Encanador Não Entra Pelo Cano! - Parte 2
Próximo Ah! Logo Agora Que Eu Queria Ver Meu Time Jogar...
Obs.: Estreia confirmada pela revista Tele-Guía nº 1.303: 01/08/77, 20:05.

O Calo do Sr. Barriga (no original Pie hinchado) é um episódio de Chaves de 1977.

Sinopse

No segundo pátio, Quico pergunta à Chiquinha se ela não viu sua bola. A garota está comendo balinhas de goma, as quais Quico come mesmo dizendo que não gosta. Quico sai a procura de Chaves e encontra sua bola no primeiro pátio. Ele acaba acertando a bola no Chaves, que chega com uma caixa de garrafas vazias. Eles brigam e Chaves diz que venderá as garrafas ao dono da venda da esquina. Quico quebra uma garrafa de propósito. Para não apanhar, Quico promete assinar um vale de um milhão de cruzeiros. Enquanto Quico vai procurar papel, Chaves desliza sua caixa pelo chão e acaba acertando o pé do Sr. Barriga, que grita ter machucado seu calo. O gordo coloca sua valise em cima das garrafas e se senta. Chaves tenta ajudar o velho a tirar o sapato, mas Quico chega e pensa que o garoto esta tentando roubar o sapato. Quico os convence a ajudar a tirar o sapato, mas os dois garotos acabam derrubando o gordo. Enquanto Quico segura Barriga, Chaves puxa o sapato. O gordo acaba caindo em cima de Quico quando Chaves consegue tirar o sapato. Seu Madruga e Chiquinha saem de sua casa e levantam o gordo. Dona Florinda chega e tenta entender o que Quico diz, mas não consegue. Ao entender, Florinda se zanga e estapeia Madruga, antes de perceber que o garoto falou de Seu Barriga. Florinda e o bochechudo vão para casa. Madruga se zanga e joga o chapéu no chão, acertando o calo latejante. Chaves e Madruga acabam acertando o calo, deixando o cobrador zangado. Chaves, com medo, foge com o sapato de Barriga. Madruga pede para que Quico encontre Chaves. No segundo pátio, Quico vê Chaves escrevendo e vê que é o vale prometido. Ameaçado, Quico assina o vale. No primeiro pátio, Barriga vai à casa de Madruga e Chiquinha pega a pasta, que ficou com várias garrafas presas. Madruga vai ao segundo pátio, onde Chaves diz que pagará o aluguel atrasado do pai da Chiquinha. Chaves também diz que comprará roupas para todos que precisam. Rindo, Quico confessa que mentiu. Para pegar o sapato, Madruga acabado acertando Quico. Florinda vê e estapeia Madruga, que acaba jogando sapato no calo do Sr. Barriga. Madruga bate em Chaves, que bate no Quico. Barriga cobra o aluguel. Madruga tropeça na caixa de garrafas. Depois, Chiquinha e Chaves contemplam o enorme calo de Madruga.

Elenco e Dubladores

Elenco

Dubladores

Citações

Trivia

  • Quico cita Starsky e Hutch, Columbo e Kojak.
  • Uma das garrafas é da marca 7 UP.
  • Este episódio é a origem da imagem do rosto do Seu Barriga que é usado na abertura brasileira do seriado.
  • Ao fim do episódio, pode-se ver que Seu Madruga aperta no seu bolso uma bombinha para inflar o calo na meia.

Assista ao episódio

Chaves_-_O_calo_do_Senhor_Barriga_(1977)_HD

Chaves - O calo do Senhor Barriga (1977) HD

Chaves - Temporada de 1977
As Crianças Assistem a Aula · O Porquinho · O Dia da Amizade · O Cãozinho Madruguinha, Partes 1, 2 e 3· Quem semeia moeda, colhe tempestade!· O Jogo de Beisebol· Seu Madruga Fotógrafo, Partes 1 e 2· O Fantasma da Vila· A Casinha do Quico· Amarelinhas e Balões· O Vendedor de Balões· O Cavaleiro das Mil Encrencas · Seu Madruga Carpinteiro, Partes 1 e 2· Vamos Todos a Acapulco, Partes 1, 2 e 3· O Álbum de Figurinhas· Os Espíritos Zombeteiros, Partes 1, 2 e 3· A Falta de Água, Partes 1 e 2· O Calo do Sr. Barriga· Ah! Logo Agora Que Eu Queria Ver Meu Time Jogar...· O Professor Apaixonado· Os Refrescos do Chaves, Partes 1, 2 e 3· Bilhetes Trocados· Estou morrendo de saudades da minha amiga, mas não muito...· A Bruxa Está Solta!· A Caricatura do Professor Girafales· O Disco Voador· Abre a Torneira, Partes 1 e 2· Panquecas pra Dentro, Barriga pra Fora· O Despejo do Seu Madruga, Partes 1 e 2· Como Treinar Um Novo Campeão· Um Finíssimo Tecido Made in Taubaté· Uma Aula de Canto