Wiki Chaves
Advertisement
O Matador de Lagartixas
Chaves7632 480
Episódio de Chaves
Título Original La resortera
Carlos Villagrán
Ramón Valdez
Florinda Meza
Rubén Aguirre
Versão 2
Exibição 22/11/1976
Semelhante a O Caçador de Lagartixas
Anterior As Calças do Seu Madruga
Próximo Satanás
Obs.: Foi o primeiro episódio de Chaves a ser exibido no Brasil, em 1984.
Também foi um dos primeiros episódios dublados pela MAGA.
A música "Echoes" da banda Pink Floyd é tocada nesse episódio.
No Brasil, este episódio deixou de ser exibido em 1988 e voltou ao ar em 1992, pelo SBT.
Direção Enrique Segoviano

O Matador de Lagartixas (no original La resortera) é um episódio do Chaves de 1976. Foi o primeiro episódio do seriado Chaves a ser exibido no Brasil em 24/08/1984, no extinto programa "TV POWWW!", que foi apresentado nesse dia por Paulo Barboza.

Sinopse[]

Seu Madruga está lavando as roupas no tanque enquanto Chaves está caçando lagartixas com um estilingue. Seu Madruga pergunta o que ele está fazendo e, após Chaves responder, diz para ele tomar cuidado para onde aponta o estilingue. Quico sai de sua casa e Chaves o acaba acertando acidentalmente. Após Quico gritar de dor, Chaves diz que queria matar uma lagartixa, e Quico entende que ele queria matar o Seu Madruga. Após escutar a conversa, Seu Madruga tenta tirar o estilingue de Chaves, que não quer se desfazer do brinquedo tão fácil. A disputa entre os dois pelo estilingue faz Chaves acertar o rosto de Seu Madruga acidentalmente. Após Quico rir do ocorrido, Seu Madruga o belisca e ele grita, chamando pela sua mãe. Dona Florinda aparece e se prepara para golpear Seu Madruga. No entanto, ele aponta o estilingue para ela em defesa, dizendo que seria capaz de disparar nela em defesa. No entanto, Chaves diz que o estilingue está sem a pedra. Percebendo que não corre perigo, Dona Florinda então golpeia Seu Madruga e volta para sua casa com Quico.

Seu Madruga tenta dizer a Chaves que ele é um dedo-duro pelo que fez, mas Chaves não o compreende. Irritado, Seu Madruga diz que ele será o "campeão dos burros", e nisso Quico aparece brevemente, achando que estavam falando dele. Após Seu Madruga decidir voltar para sua casa, Chaves diz que quer seu estilingue de volta. Seu Madruga promete lhe pagar um sorvete se ele acertar uma pedra em Quico.

Chiquinha aparece e observa Chaves caçando lagartixas. Ela quer o estilingue, mas Chaves não lhe dá. Irritada, ela decide ir comprar doces com dinheiro que recebeu de seu pai.

Quico aparece com uma bola e acaba espantando a lagartixa que Chaves estava tentando caçar. Chaves se irrita e tenta mirar na lagartixa de novo, mas dessa vez acerta o charuto de Professor Girafales, que tinha acabado de chegar.

O professor fica furioso e diz repetidamente para o relutante Chaves pegar seu charuto e lhe dar o estilingue. Irritado com as repetições, Quico resolve fazer o que o professor pediu apressadamente, mas quando pega o estilingue de Chaves acaba acertando a barriga do professor. No entanto, Quico logo devolve o estilingue a Chaves e joga o charuto de volta ao chão, ordenando a Chaves que faça o que professor mandou. O professor se irrita por ninguém ter lhe "outorgado o direito" de repetir suas ordens, mas Quico não entende o que ele quer dizer. Após o professor se explicar e gritar com ele dizendo que o está repreendendo, Quico chora no muro. Enquanto isso, o professor tenta proibir Chaves de usar o estilingue por ser um instrumento perigoso.

Dona Florinda sai de casa e vê o professor. Após a característica cena de paixão entre os dois e o professor se confundir várias vezes, eles entram na casa de Dona Florinda e Chaves recupera o estilingue.

Quico ainda está chorando e Chaves pergunta o por quê. Após Quico o responder de forma rude, os dois começam a trocar insultos, até que Quico provoca Chaves com um sanduíche de presunto e sai de cena.

Chaves finalmente consegue acertar e matar a lagartixa com o estilingue. Chiquinha volta com uma laranja que ela comprou, que diz que não dará a ele, e Chaves diz que também não vai dar o que ele tem, que ele esconde com a mão. Chiquinha pergunta o que ele tem, mas ele não responde. Atiçada pela curiosidade, Chiquinha concorda realizar uma troca, ainda sem ver o que Chaves tem nas mãos. Após eles trocarem, Chaves vai comer a laranja enquanto Chiquinha olha assustada para a lagartixa e começa a chorar. Após Chaves perguntar o motivo de ela estar chorando, os dois brigam de novo e resolvem reverter a troca.

Chiquinha sai de cena, enquanto Professor Girafales e Dona Florinda reaparecem e começam a conversar. Enquanto isso, Seu Madruga aparece e pergunta a Chaves por que a Chiquinha estava chorando. Após Chaves contar que ela havia se assustado com uma lagartixa, Seu Madruga acha que ele estava falando da Dona Florinda e vai confrontá-la. Chaves explica que estava falando de uma "lagartixa de verdade", o que causa uma confusão entre ele, Dona Florinda e Professor Girafales. Após os três saírem de cena para irem até a padaria, Seu Madruga começa a rir da situação por terem chamado a Dona Florinda de lagartixa.

Quando Chaves diz que Chiquinha também parece uma lagartixa, Seu Madruga se irrita. Após Seu Madruga perguntar o que foi que ele fez com o estilingue, Chaves menciona o "cadáver", se referindo à lagartixa morta, mas Seu Madruga entende que ele está falando da Chiquinha e, após se assustar, desmaia de choque.

Chiquinha reaparece e, ao ver seu pai no chão, começa a chorar desesperada. Dona Florinda e Professor Girafales voltam da padaria e, quando Chaves diz para o professor não pisar no "cadáver", todos entendem que Seu Madruga está morto. Seu Madruga acorda e reencontra Chiquinha, fazendo todos ficarem confusos com a situação e começarem a discutir. Quico aparece e pede para todos se calarem, mas todos respondem "ah, o que é isso, Quico?"

Numa última cena, Dona Florinda está pendurando roupas no varal enquanto Chaves a acerta com um estilingue. Chaves tenta sair lentamente, mas Florinda o chama e pede para ele explicar como tudo começou. Chaves explica que Chiquinha tinha se assustado com a lagartixa, e Dona Florinda diz que ela também teria. É revelado que Chaves colocou a lagartixa em meio aos prendedores da Dona Florinda, que desmaia ao ver o animal morto.

Quico, Chiquinha e Seu Madruga saem de suas respectivas casas e Professor Girafales reaparece. Enquanto os quatro tentam reanimar Dona Florinda, Chaves recupera a lagartixa morta, que havia caído no chão, e a segura contente.

Atores e Dubladores[]

Atores[]

Dublagem Maga (1984)[]

Trivia[]

  • Como o SBT teria que tirar o Chaves do ar devido aos problemas entre o Grupo Chespirito e a Televisa, eles decidiram exibir este episódio que foi o primeiro a ser transmitido no Brasil, sendo também o último a ser exibido.

Citações[]

Prof. Girafales: Tá! Tá! Tá! Tá! Tá! Agora pegue esse charuto e me dê esse estilingue!
Chaves: Mas é que eu não queria que o--
Prof. Girafales: Pegue esse charuto e me dê esse estilingue!
Chaves: Mas é que eu não queria que o--
Prof. Girafales: Pegue esse charuto! E me dê esse estilingue!!
Chaves: Mas é que eu não queria que o--
Prof. Girafales: Pegue o cha--
Quico: [grita] Aaahh!! Chega! [pega charuto do chão e coloca na boca do Prof. Girafales] Me dá esse estilingue aqui! [arranca estilingue da mão do Chaves e acerta barriga do Prof. Girafales]
Prof. Girafales: [guincha de dor e deixa cair o charuto]
Quico: Ih... [pega charuto, mas coloca o estilingue na boca do Prof. Girafales, e dá charuto em suas mãos; limpa as mãos, depois olha para o que fez; risadinha e troca os dois objetos de lugar] Viu, Chaves? Era isso que você devia ter feito!
Chaves: Mas é que eu não queria que o--
Quico: Era isso que você devia ter feito, e é isso que você vai fazer! [tira estilingue do Prof. Girafales e devolve a Chaves, depois joga charuto da boca do Prof. no chão]
Prof. Girafales: [olha para a tela, irritado]
Quico: Agora pegue o charuto e lhe dê o estilingue!
Chaves: Mas é que eu não queria que o--
Quico: Pegue o charuto e lhe dê o--
Prof. Girafales: AH!! Quico, quem lhe outorgou o direito de repetir as minhas ordens?
Quico: ...O quê que foi?
Prof. Girafales: Quem foi que lhe outorgou o direito de repetir as minhas ordens?
Quico: E isso em português o quê quer dizer, hein?
Prof. Girafales: [olha para a tela e suspira] Que você não tem o direito de mandar no Chaves. Aqui quem dá as ordens sou eu!
Quico: Está me repreendendo?
Prof. Girafales: Estou!!
Quico: [caminha até a parede e chora]
Prof. Girafales: E você, Chaves, pegue esse charuto e me dê es-- [se vira para o Chaves, que já está estendendo as mãos com o charuto e o estilingue] ...esse estilingue. [pega charuto e estilingue] Chaves, você não conhece o grau de periculosidade que está contido nesse instrumento! [mostra mão com o charuto e coloca o estilingue na boca]
Chaves: ...Ora, mas eu não fumo!
Prof. Girafales: Mas afinal de contas, que história é essa?!
Chaves: Bem, e--
Chiquinha: A culpa toda foi do Chaves! Foi ele!
[todos começam a discutir]
Quico: [entra na vila e vê todos discutindo] Ai, para! Para! Para! [inaudível]!
Chaves, Chiquinha, Seu Madruga, Dona Florinda, e Prof. Girafales: Ora, o quê que é isso, Quico?
Quico: [olha para a tela, perplexo]

Chaves - Temporada de 1976
Matando Aula · A Limpeza do Pátio · Chegou o Leiteiro! · A Galinha da Vizinha é Mais Gorda do Que a Minha · Seu Madruga Pintor, Partes 1 e 2 · O Defunto Será Maior?· Bombinhas são Perigosas, ainda mais em mãos erradas· Seu Madruga Apaixonado· Os Remédios do Quico· Eu Não Creio em Fantasmas, Mas Que Existem...· A Orquestra· Confusão no Cabeleireiro · Os Toureadores, Partes 1, 2 e 3· Brincando de Escolinha· Barquinhos de Papel· A Guerra é de Terra· O Exame de Recuperação, Partes 1, 2 e 3· A Venda da Vila, Partes 1 e 2· Roupa Suja Lava-Se em Público· O Desjejum do Chaves, Partes 1 e 2· O Futebol Americano· Os Balões· O Chiclete· O Bilhete de Loteria· O Aluno Mais Inteligente· Roupa Limpa Suja-se em Casa· As Calças do Seu Madruga· O Matador de Lagartixas· Satanás· O Festival da Boa Vizinhança, Partes 1, 2, 3 e 4· Invisibilidade· O Ladrão da Vila· Os Loucos e a Cruz Vermelha· Animais Proibidos· Sem Pichorra Não Tem Festa, Partes 1 e 2· Feliz Ano Novo!
Advertisement