Wiki Chaves
Advertisement
Os piratas - parte 3
Piratas Parte 3
Episódio de Chapolin
Título Original Los antiguos piratas del Caribe sólo de vez en cuando desviaban a Cuba - parte 3
Elenco ?
Versão 1
Exibição 1975
Anterior Os Piratas - Parte 2
Próximo Irmãos Gêmeos
Dublagens Nenhuma (Até pelo que se sabe)
Obs.: Perdido Mundial.
O anúncio feito por Florinda no final da parte 2 (atualmente cortado) comprova a existência desta parte 3.
De alguns anos para cá, o anúncio da parte 2 foi cortado e os créditos foram substituídos por outros, que aparentemente foram retirados da terceira partePiratas Parte 3

Os Piratas - Parte 3 (no original Los Antiguos Piratas del Caribe, solo de vez en cuando Desviaban a Cuba - parte 3) é um (suposto) episódio de 1975. Esse episódio é um dos maiores mistérios que envolve o seriado pois não se tem registro dele nem no Brasil nem em nenhum lugar do mundo, pelas datas da cronologia da série ele supostamente foi exibido 10 de abril de 1975 e nunca mais reprisado. A história dele seria a continuação e conclusão da história dos episódios anteriores da saga dos Piratas. O mais intrigante dessa história é que existem outros episódios perdidos mundialmente, só que todos os outros se tem algum tipo de informação (sinopses descrita por fãs que viram suas exibições originais, informações encontradas em teleguias ou episódios que nunca mais passaram no México mas se tem uma ou outra notícia de ter sido exibida em algum outro país como é o caso da primeira parte do episódio de Hector Bonilha no Chaves) no caso desse episódio não se tem notícia nenhuma, o que gera várias suposições de que esse episódio não existe.

Curiosidades[]

Algumas supostas explicações para o sumiço desse episódio:

  1. A Televisa por alguma razão perdeu as fitas originais onde estavam os episódio, antes mesmo das reprises começarem a ser exibidas no México e não tendo tempo de exportá-lo para nenhum país. Os episódios eram lançados e exibidos semanalmente em suas exibições originais e um ou outro era reprisado em uma ou outra ocasião especial, as reprises só vieram tempos depois do fim das gravações.
  2. Episódio censurado. Esse episódio pode ter sido censurado por conter alguma cena de violência que não era comum no Chapolin e por isso ficou nos arquivos da Televisa. Essa hipótese tem pros e contras, pois existem outros episódios violentos no seriado que não desapareceram. O próprio Cofre do Pirata vemos um personagem morrer em sua própria armadilha. Agora ronda por aí uma estranha versão de encerramento da segunda parte que muitos alegam ser algum registro desse episódio e nele vemos um esqueleto vestido como Alma Negra dando a ideia de que o pirata teria morrido.
  3. Por alguma razão, seja episódio violento, problemas com a Televisa ou outro motivo, Chespirito teve que abandonar a gravação desse episódio e partir para o seguinte deixando o episódio sem final.

Essas são algumas das explicações. Outras curiosidades são:

  1. Chespirito refilmou esse episódio em 82, porém com duas partes apenas, o detalhe é que vários episódios refilmados costumavam ter finais diferentes, e essa versão tem detalhes bem particulares comparado a versão original, o que nos faz pensar que o final da história realmente pode ser outro.
  2. A terceira parte pode não ser o final, ainda pode existir uma quarta parte deixando as coisas ainda mais confusas.
  3. O Episódio: O Tesouro do Pirata Fantasma, Alma Negra aparece morto, o cenário é exatamente o mesmo e o episódio também foi gravado em 1975. Sempre se pensou que esse episódio tinha alguma coisa a ver com a saga dos piratas, a história desse episódio é no mínimo misteriosa e nós nem ficamos sabendo como Alma Negra morreu o que levantam mais hipóteses.
  4. Existem muitas suposições a respeito do final da história, a primeira já citada acima é que Alma Negra pode ter morrido. Outra delas e bem interessante é que Matadouro (Matalote no Original) poderia ter traido Alma Negra nesse episódio, já que em episódios futuros foi citado que os dois viraram rivais. Muitos também questionam se a história do Tesouro do Pirata Fantasma mostra alguma referência desse final, o que é bem possível. A estranha história do esqueleto, supostamente de Alma Negra e o Tesouro ter ficado ali no calabouço podem ter alguma relação com essa terceira parte. E a última e a mais comentada pelas pessoas é se Edgar Vivar aparece nesse episódio, já que Pança Louca, que era um dos protagonistas da história desapareceu sem mais nem menos durante a segunda parte da saga sendo substituido por Lagoa Seca (Horácio Gomez Bolaños).

Até meados dos anos 2000, a Televisa distribuía esse episódio com a chamada de Florinda para a terceira parte e os créditos originais da segunda parte (o SBT nunca exibiu a chamada até então para a Terceira parte e os créditos, o episódio estreou em 1990 na emissora. Porém por sorte, a Top Tape lançou VHS de Chaves e Chapolin em 1991 e felizmente pode se ver essa parte cortada). Quando a partir de 2000, a chamada pra terceira parte foi cortada e os créditos foram trocados por outro.

Existe um vídeo explicando isso:

Chapolin_-_Os_Piratas_-_parte_3_-_o_que_aconteceu_com_o_episódio?

Chapolin - Os Piratas - parte 3 - o que aconteceu com o episódio?

Uma herança explosiva · Selva · A mansão dos fantasmas · De Médico, Chapolin e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco · O Idioma Do Amor/Vagabundos Nós Vemos, Trabalhos Não Sabemos · Tostão atrai tostão... mas também ladrão! · Chamem o meu advogado!/Um bandido bastante morto · Chapolin x Hitler: O Encontro do Século · A Lei da Marreta Biônica· Os Piratas, Partes 1, 2 e 3 · Irmãos Gêmeos · A Forca · O Louco · Desativando a bomba · Onde Manda Satanás, Não Tem Vez um Pobre Diabo! · A Romântica História de Juleu e Romieta, Partes 1 e 2· Atrasado para o jogo/A construção · Uma múmia incomoda muita gente, duas muito mais!· Quer apostar como nunca mais eu entro em uma aposta? · A Mansão dos Duendes· O aprendiz de super-herói · A Volta da Corneta Paralisadora· Cristóvão Colombo/Vovô Matusquela· De Caçador e de Louco, Todos Nós Temos um Pouco· Pedintes em Família· O Tesouro do Pirata Fantasma· Cleópatra· O Planeta Selvagem· Sai de Baixo Que Lá Vem Pedra· Irmão Meio Biruta/A História de Guilherme Tell· O Estranho e Misterioso Caso do Morto Que Morreu· Don Juan Tenório/Os Marcianos· O Relógio da Espiã
Advertisement