Wiki Chaves
Advertisement

A Vila, também chamada de o Cortiço (no original, La Vecindad: "A Vizinhança") é um conjunto habitacional nos subúrbios da Cidade do México,[1] onde Chaves e vários outros moram. A vila é propriedade de Sr. Barriga e é onde se passam a maioria dos episódios de Chaves.

A Vila[]

A Vila possui mais de 80 apartamentos[2] (embora só tenham sido mostrados 3 pátios), onde moram 78 inquilinos[3] de classe média baixa. No pátio principal, se passa a maioria dos episódios da série, e geralmente eles começam e terminam nele. É lá que moram Chaves (ele não mora exatamente, mas ali fica o seu barril), Dona Florinda, Seu Madruga, Quico, Chiquinha, Dona Clotilde e, durante um curto período de tempo, Paty e Glória.

Porta

Porta da Vila

A porta da vila não foi a mesma em todas as temporadas, pois desde a esquete Remédio Duro de Engolir de 1972 até o episódio Tocando Violão de 1975, a entrada é em formato oval e menor, além do portão ser mais próximo. A partir de Lavagem Completa, a entrada fica mais alta e em formato quadrado, além de que o portão fica mais distante, e inclusive Chaves menciona isso no episódio em questão. Outra alteração foi o chão da vila, que antes era o chão do estúdio - liso e polido, que predominou da primeira esquete até o episódio O Primo do Seu Madruga de 1975, o chão passa a ser próprio - cerâmicas quebradas e cinzentas. Além disso, a partir de 1975, a iluminação e a qualidade de imagem mudam também.

O segundo pátio, se notar, nenhum dos personagens principais moram lá, mas é frequentemente mostrado, por servir de local para as crianças brincarem, por causa da fonte, que acaba de certa forma atraindo os moradores para lá. Outro motivo é que lá, na maioria das vezes, é o esconderijo do seu madruga para não pagar o aluguel. O segundo pátio possui muito mais casas do que o primeiro, porém é raríssimo ver algum personagem saindo de alguma das casas. A que é mais mostrada com frequência é a última casa, a qual possui uma escada e fica num nível superior as outras.

O terceiro pátio nunca foi mostrado e sua existência não é confirmada. Diferente do segundo pátio que é sempre citado pelos personagens, o terceiro pátio não é citado, com raras exceções, como quando Seu Madruga está trabalhando como gesseiro e comenta com o Seu Barriga sobre uma parede que precisa ser rebocada em um outro pátio, logo antes de os dois seguirem para o suposto terceiro pátio. O que temos certeza é que existe um local além do segundo pátio em uma pequena passagem após a última casa do segundo pátio, pois como é mostrado nos episódios Os Gesseiros, O Ratinho do Quico ou A Fonte dos Desejos, os personagens principais vão para lá, dando ideia de que exista o terceiro pátio. Provavelmente Chespirito faria esse terceiro cenário, mas por falta de espaço, acabou sendo resultado apenas numa passagem. Mas que lugar é esse ninguém nunca falou? Questiona-se se o Chaves morava mesmo em tal local e o número 8 ficava lá.

Casas/Moradores[]

Primeiro Pátio[]

Vila75

Pátio Principal da Vila e apartamentos nº 14, nº 71 e nº 72, em 1975.

  • nº 14 - Dona Florinda mora nesta casa com o seu filho Quico. A casa de Dona Florinda é mostrada com certa frequência, e ela é bem mobiliada, limpa e bonita, além de que aparece apenas a sala de estar e o local onde fica a mesa e a geladeira, embora a cozinha fique numa sala não mostrada. Pertenceu ao Seu Madruga na esquete Remédio Duro de Engolir. A fachada desse apartamento é pintada nas cores branca e, na altura do peitoril, vermelho. Também possui um aquecedor ao lado direito da porta de entrada, e em episódios em que é mostrado o céu, a exemplo de Mal-Entendidos (1975) e Estourando Balões, pode-se ver um varal e o que se assemelham a duas caixas d'água acima dessa casa.
  • nº 23 / nº 24 - Apartamento acessado pela escadaria do pátio, com sua fachada pintada nas cores branca e, na altura do guarda corpo da escada, vermelho escuro. Essa casa já foi ocupada por diversos moradores:
  • nº 71 - Localizada entre a casa nº 14 e o corredor e de fachada pintada em amarelo, esta casa é a moradia de Dona Clotilde, que já morou lá com seu animais de estimação, cão, cadela e gato (ambos chamados Satanás, e a cadela chamada "Canela"). Raramente, é mostrado o interior da casa e só é possível ver um quadro ou um vaso encostados numa parede. Inicialmente, sua casa verdadeira não foi mostrada por questões de espaços no estúdio, porém nos anos 80 seu interior seria mostrado. No episódio A Casa da Bruxa, na imaginação das crianças da vila, sua casa é escura e subterrânea, cheia de artigos de bruxas e objetos de natureza e um caldeirão, embora nada disso seja verdade.
  • nº 72 - Casa com fachada pintada em azul, que fica em tom mais escuro na altura do peitoril. Seu Madruga mora lá com sua filha Chiquinha. Dona Neves morou lá na ausência de Seu Madruga. Esse é o segundo cenário mais mostrado no programa e a casa mais frequentada por Chaves. A casa de Seu Madruga é pequena, tendo apenas um quarto, que provavelmente seja uma suíte, já que constantemente é referido como banheiro. Na casa, há bandeiras do time de Seu Madruga, quadro dele e de Chiquinha, uma estante, uma mesa e uma porta, que embora nunca tenha sido mostrada (a não ser uma pequena parte em Os Espíritos Zombeteiros - Parte 3 de 1974), mas já foi confirmado ser lá a cozinha.
  • Há ainda um quinto imóvel, localizado na entrada da vila, ao lado do portão. Pode-se ver sua porta e sua janela na parede oposta à parede onde se localizam os fusíveis a partir de 1975, quando a entrada da vila fica mais alta e em formato quadrado. O episódio O Aniversário do Jaiminho (1986) indica que ali mora a Porteira da Vila. Esse apartamento não aparece na vila da série animada.

Segundo Pátio[]

Patio 2

Segundo Pátio da Vila, em 1976.

  • 44 - Malicha (Nunca foi vista)
  • 80 - Sr. Descansado (Somente vista no "Gibi" 1995). A casa rosa do segundo pátio.
  • 81 -
  • 82 - A casa desocupada.
  • 28 - A casa da escadaria.
  • 22 - ??? (Nunca foi Vista)

Casas desconhecidas[]

  • nº 8 - Chaves
  • n°19 - Figurante Narigudo
  • n°17 - Glória e Paty
  • No episódio Zarabatana e Chumbinhos (1972), Chiquinha diz que na casa nº 22 mora uma menina chamada Rosa, de 4 meses. Também torna a citá-la no episódio As Pessoas Boas Devem Amar Seus Inimigos (1978), mas diz que mora no nº 23 e que tem 2 meses. Chaves também cita essa segunda versão em Ama o Teu Inimigo (1974).
  • No episódio Um Bom Encanador Não Entra Pelo Cano! - Parte 2 (1977), Chaves diz que precisa levar baldes de água para a "Dona do 24" e para a "Senhora do 79".
  • No episódio Seu Madruga Sapateiro - Parte 1 (1978), quando Seu Madruga pede pra Chaves ir "ver se a porquinha botou um ovo", Chaves vai para o segundo pátio, depois diz que "A senhora do 24 tem duas galinhas. Uma é muito limpa, e a outra é uma porca."
    • No mesmo episódio, logo depois de ensinar ao Chaves o ditado sobre a vingança, Seu Madruga vai ao apartamento 37 entregar um par de sapatos.
  • n°27 - No episódio A Morte do Seu Madruga (1975), Chaves diz que nesse número morava uma senhora que morreu (pouco depois de dizer que "De manhã me sentia tão bem.")
  • No episódio Nada Como Ser um Expert no Assunto - Parte 2 (1974), quando o Sr. Barriga diz que perdeu alguns dólares, Chaves pergunta "A Dolores? A do 29?"
  • n°37 - Citado por Seu Madruga
  • nº 78 - Em Peixe Cru Faz Bem Pra Memória (1979), quando Professor Girafales procura seu buquê de rosas, Chaves responde que Rosa "mora no 78, perto dos Gonçalves".
  • nº 84 - No episódio Um Astro Cai na Vila - Parte 2 (1979), Seu Madruga vai buscar o seu macaco mecânico com "o vizinho do 84", a quem ele o emprestou (ou alugou, segundo Chiquinha).
  • No episódio O Caçador de Lagartixas (1974), Malicha menciona um "Seu Martinez". É possível que ele não more mais na vila, porque ela diz que ele "morava" em determinada casa. Ela também diz que perto dele desocupou uma casa. (Na versão original, ela diz "los Martinez", portanto seria uma família.) Chaves volta a mencionar a casa dos Martinez no episódio Seu Madruga, o Conquistador - Parte 3 (1978).
  • No episódio Entre Touros e Chifradas - Parte 2 (1976), Seu Madruga mostra uma cicatriz que Chiquinha diz ter sido feita por "um vizinho desta vila", ou "um cachorro desta vila" (nas dublagens RioSound (2012) e Som de Vera Cruz (2018), respectivamente).

Trivia[]

  • Corredor 1

    Corredor em sua versão retilínea, em 1975

    Corredor 2

    Corredor com quarto da Chiquinha, em 1976

    Enquanto os episódios originais apontam que a Vila se localiza na Cidade do México, a dublagem do episódio Os Farofeiros - Parte 2 - famosa por adaptar o destino de Acapulco para Guarujá, ainda que Acapulco tenha sido citada na dublagem do episódio anterior - também relocaliza a Vila para a cidade de São Paulo.[5]
  • O aluguel da Vila é de 50.000 cruzeiros por mês (portanto, os 14 meses que Seu Madruga deve equivalem a 700.000 cruzeiros).[6]
  • O pátio da Vila foi desenhado por Roberto Gómez Bolaños.[7]
  • Em alguns episódios, a exemplo de A catapora da Chiquinha e A Galinha da vizinha é mais gorda do que a minha (1976), o corredor entre o primeiro e segundo pátios possui a volumetria do quarto da Chiquinha, incluindo a janela deste cômodo e desvio do percurso para a esquerda antes de acessar o segundo pátio. Em outros episódios, a exemplo de Quem Dorme Com Criança Acorda Molhado - Parte 1 (1974), O Belo Adormecido (1975) e Uma Epidemia de Gripe (1978), o corredor é completamente retilíneo, permitindo vista direta ao segundo pátio, assim como visto posteriormente na vila da série animada.
  • No episódio Lavagem Completa pode-se perceber em cenas vistas do lado externo do portão figurantes caminhando em direção ao lado direito da casa 72. Este lado não se configurava como parte do cenário na série clássica pois era a direção de onde eram filmadas as cenas no primeiro pátio, porém na série animada esse local inclui uma passagem fechada com um portão para um outro pátio.
  • No episódio Falta Água, Sobram Problemas! - Parte 1 (1977), Seu Madruga menciona que há outra vila em frente à do Sr. Barriga, à qual os moradores recorrem para encher baldes durante uma falta d'água.
  • No episódio O Escorpião - Parte 2 (1978), Dona Florinda menciona que há um telefone na esquina da Vila.
  • No episódio De Gota em Gota, Minha Mãe Fica Louca (1978), Sr. Barriga menciona que, além do Seu Madruga, vários inquilinos não pagam o aluguel.
  • Ao contrário do primeiro, o segundo pátio e organização de seus apartamentos foram completamente refeitos na série animada, mantendo apenas alguns poucos elementos como a presença de uma fonte.

Referências Bibliográficas e Notas[]

  1. Episódio Animais Proibidos (versão original apenas), 6 de dezembro de 1976
    Chiquinha: "Donde te mordió?!"
    Chaves: "En la Avenida Insurgentes."
    A Avenida Insurgentes é a avenida mais longa da Cidade do México, cortando a cidade de norte a sul.
  2. Livro Chaves - a História Oficial Ilustrada (Roberto Gómez Bolaños, Editorial Televisa; 2012), p. 63 (visualização)
  3. Episódio Antes Um Tanque Funcionando Que Uma Lavadora Encrencada, 7 de Janeiro de 1980
    Dona Neves: "Não, filha, somos 78 inquilinos que moramos aqui na Vila."
  4. Episódio Brincando de Bombeiros (versão original apenas), 31 de Março de 1975
    Seu Madruga: "Que se está llendo la luz."
    Chiquinha: "¿Doña Luz la del 24?"
  5. Episódio Os Farofeiros - Parte 2 (dublagem brasileira apenas), 13 de Janeiro de 1991
    Chiquinha: "Como é que chegou aqui no Guarujá, Chaves?!"
    Chaves: "É que eu vim com o Sr. Barriga!"
    Chiquinha: "Ah! O Botijão com Patas?"
    Sr. Barriga: "Quem é Botijão com Patas?"
    Chiquinha: "Um velho gordo que tem um cortiço em São Paulo, e que..."
  6. Episódio A Cruz Vermelha, 11 de Março de 1974
  7. PRE- PRODUCCIÓN via Blog Chespirito, 18 de Fevereiro de 2019
    "Como Chespirito era muy buen dibujante y tenía conocimientos de ingeniería, se encargaba de trazar los planos escenográficos. Él mismo diseñó el patio de la vecindad, el salón de clases, el consultorio del Dr. Chapatín; en realidad, no hubo un sólo set que no fuera creación suya."

Áreas e casas da Vila
Primeiro Pátio · Apt. 14 · Apt. 71 · Apt. 72 · Segundo Pátio· Casa n°8 · Parte de Fora da Vila

Lugares na série Chaves
Vila · Restaurante da Dona Florinda · Escola · Acapulco · Tangamandápio · Casa do Sr. Barriga· Parque de Diversões· Salão de Cabeleireiro
Advertisement