Wiki Chaves
Advertisement
Vizinhança Bem Educada
Chaves7833 480
Episódio de Chaves
Título Original Nunca es demasiado tarde para estudiar
Carlos Villagrán
Ramón Valdez
Florinda Meza
Rubén Aguirre
Angelines Fernández
Versão 1
Exibição 1978
Anterior De Gota em Gota, Minha Mãe Fica Louca
Próximo O Violão do Seu Madruga
Obs.: Exibido pela primeira vez no SBT em 17/01/2012.
Direção Enrique Segoviano

Vizinhança Bem Educada (no original Nunca es demasiado tarde para estudiar) é um episódio de Chaves de 1978.

Sinopse[]

Chaves brinca de dá os pulinhos largos e Chiquinha não demora muito pra perder depois trapaceiam com os pulos bem largos, Quico sai de casa e dá o pontapé que já provocou o infarte de canela porém ele pisa no chão e depois chuta na canela. O Moleque pula direitinho com as pernas largas e Seu Madruga destrói as costelas da Dona Clotilde más escolheu alguma coisa que caiu; por ele chama de nanica com a Chiquinha.Dona Florinda cumprimenta e irrita de se dizer com garras de caranguejos, pois a Clotilde não fez pra ele se perturbar, quando a Florinda daria a receber uma educação pela escola do Professor, agora o Quico que já vem ele, portanto o Seu Madruga precisa despentear á moto niveladora e Dona Florinda brava.

Depois da confusão, Chiquinha não tá azar pela Bruxa e seu pai vai se dá mal, porém a Clotilde se fosse á mãe dela e Madruga não deve ser o pai e depois ela obrigou de carregar á cesta. Seu Madruga fez a sua filha de aprontar pela Bruxa e não gostou, por nisto é bom pedir ajuda com os favores semelhantes, Chaves também é semelhança dele e Seu Madruga bate na pancada. Professor Girafales chega e bravo como aconteceu isso é sentido figurado de ter o cascudo de uns Recursos Pedagógicos, Chiquinha chama de Burro com o seu pai, e ele não se bate tem uma razões patológicas o Professor disse correto é: Pedagógicos; porém que essa educação será praticamente "Nula".Dona Florinda acontece de ter vacilado á chamar de "Mula" só por causa do Seu Madruga; e ele dizia com "N" e "M" Florinda brava que foi o Sentido Figurado e Girafales não vale á pena de apanhar nele, portanto precisa de tempo para tomar o café e acompanha no momento. Enquanto isso lá em casa da Dona Florinda as crianças aprendem muito á lição; o Professor Girafales já teve estudaram tudo, porém algum como o Dom Pedro fez no dia 7 de Setembro e Chiquinha responde: está doente e fala que deu dores nos gritos da Ipiranga e Professor é os Gritos da Independência pois o Quico comprava o Dom Pedro pelo caderno da Bragança e ele não reconhecia. Dona Florinda respondeu o Bragança é o sobrenome de Dom Pedro; Chaves não era casado de Dom Pedro e ele era casado com Portugal, o Professor pergunta quem foi o principal inimigo da Princesa Isabel e Chiquinha é o cabeleireiro, pois ele escuta de que é os inconfidentes o Quico erra. Girafales quem era o grupo de Tiradentes seria informado dá época pelas pessoas de preocupação com país e das armas serão levantados e garoto será deitados. Florinda consegue as armas de levantar contra Independência; e Quico não encontra no livro de quem é que está assinado da Declaração da Independência e Florinda tá assinado Debaixo da Folha!

Chaves estuda a lição e Chiquinha grita que ele tá estudando, Quico sai de casa e grita com o garoto se estuda no livro, Chiquinha comporta de se aprender á lição pela escola e Seu Madruga chama de Burro e Quico parece os animais depois belisca; No Entanto Seu Madruga agradeceu pelo moleque que se comete o erro, pois o Chaves que não deveriam os outros estudem serão Burrices. Seu Madruga foi 9 anos pela escola e Chiquinha foram 8 anos do primeiro e 9 é segundo; ele não aprendeu na escola e aprende na rua pela experiência.Dona Clotilde não deve se envergonhar pelo estudo más até se entendia na época sobre á lição da nossa culpa; nesse exato importância era ter o homem mais velho e Clotilde passa a idade nos 40,as crianças que ninguém iria notar na escola pelos burros; por enquanto o Dona Clotilde te ama com os alunos são vestiais e naturalmente depois nisto ela casa comigo, Seu Madruga pega o livro que nunca é tarde pra estudar!

Atores e Dubladores[]

Atores[]

Dublagem[]

Dublagem Maga (1990)

Continuidade[]

Curiosidades[]

  • Neste episódio, Chiquinha diz que Seu Madruga estudou 8 anos no primeiro ano, e 1 ano no segundo. Anteriormente, em Viva a Independência! (1975), Seu Madruga diz o inverso ("1 ano no primeiro ano, e 8 anos no segundo"); e em Refrescos numa Fria - Parte 2 (1977), Chiquinha diz "3 anos no primeiro ano, e 3 anos no segundo".
  • Dona Clotilde e Seu Madruga discutem sobre as suas idades. Dona Clotilde diz que está "perto dos 40" anos (dizendo que em seu último aniversário o bolo teve 39 velas), e estima que Seu Madruga seja "3 ou 4 anos mais velho". Já Seu Madruga, que não acredita ser mais velho que ela, pergunta se faltou dinheiro para comprar mais 20 velas.

Citações[]

narrador: Vizinhança Bem Educada
Prof. Girafales: [aparece na vila] Tá, tá, tá, tá, TÁ! [se aproxima] Isso que o senhor acaba de fazer não tem sequer nome!
Chiquinha: Tem! Se chama "cascudo"!
Seu Madruga: Chiquinha, o Professor tá falando em sentido "desfigurado"!
Prof. Girafales: "Figurado".
Seu Madruga: Isso, isso, isso, isso, isso, isso, isso... Er, mas o senhor sabe por quê eu dei um cascudo no Chaves?
Prof. Girafales: Sim. Porque não tinha à mão um recurso mais sólido!
Seu Madruga: Como, o senhor queria que eu batesse nele com um tijolo?
Prof. Girafales: ...Falo de recursos pedagógicos.
Seu Madruga: ...Ah não, não, disso eu não tenho. [para Chiquinha] Er, temos isso em casa?
Prof. Girafales: Argh. Claro que não, para isso teria que ter ido à escola.
Seu Madruga: [olha para a tela e abaixa a cabeça]
Chiquinha: Não é por nada, papi, mas acho que te chamaram de burro!
Seu Madruga: [assente] ...Olha, minha filha, vai pra casa!
Chiquinha: Não, obrigada, eu vou ficar aqui no pá--
Seu Madruga: Vai pra casa!
Chiquinha: Não, eu quero ficar aqui--
Seu Madruga: Vai pra casa!
Chiquinha: Mas eu queria-- Mas eu quer-- Eu quer--
Seu Madruga: [junto] Vai pra casa! Vai pra casa! Vai pra casa! Vai pra casa, vai pra casa, vai pra casa!
Chiquinha: WAH! Não quero ficar dentro de casa! [vai pra casa, esfregando a poupança]
Seu Madruga: Só não te bato porque não tenho "razões patológicas"!
Prof. Girafales: "Pedagógicas"!
Seu Madruga: ...Por aí.
Prof. Girafales: Claro. Quê se pode esperar de alguém cuja educação tenha sido praticamente nula?
Seu Madruga: Mula?
Prof. Girafales: Eu disse "nula", com "N" de "néscio"! [olha Seu Madruga de cima a baixo]
Seu Madruga: Eu entendi "mula", com "M" de "mestre"! [olha Prof. Girafales de cima a baixo]
Prof. Girafales: [boquiaberto] O quê?!
Seu Madruga: Ora...
Dona Florinda: [sai de casa; música: Tara's Theme] Professor Girafales!
Prof. Girafales: Dona Mula! Er, digo, Dona Florinda!
Dona Florinda: Ah. Que milagre o senhor por aqui.
Prof. Girafales: Vim lhe trazer esta mula de flores. [música para] Não. Digo, vim lhe trazer este buquê de mulas. Er, digo, vim lhe trazer este buquê de flores. [entrega buquê]
Dona Florinda: Ai. São tão bonitas! Mas não quer entrar para tomar um xícara de café?
Prof. Girafales: Não vai "inco-mular"? Digo, não "mula" incomodar? Digo, não vai... [coça o nariz]
Dona Florinda: Pelo quê eu vejo, o senhor está obcecado pela palavra "mula"...
Prof. Girafales: É por causa do Seu Madruga!
Seu Madruga: [levanta a cabeça; olha para a tela, depois para Prof. Girafales]
Dona Florinda: [tom de desprezo] Era de se supor. Uma palavra como esse só poderia estar relacionada a alguma coisa como isso. [gesticula para Seu Madruga]
Seu Madruga: Bom, é que o Professor disse "nula" com "N" de "nenê", e eu entendi "mula" com "M" de "mamãe".
Dona Florinda: Hm. [vira o rosto]
Seu Madruga: De "mamãe de Quico".
Dona Florinda: [se vira lentamente] O quê?!
Seu Madruga: Não não não não não não não! É em sentido "desfigurado"! [corre para o segundo pátio]
Prof. Girafales: [segura Dona Florinda] Espera Dona Florinda! Não vale a pena.
Dona Florinda: ...Bom, o senhor tem razão. Afinal, prefiro aproveitar o tempo tomando uma xícara de café, em companhia bem melhor.
Prof. Girafales: [sorri] ...Quando diz "em companhia bem melhor", se refere a mim?
Dona Florinda: [assente e encolhe o rosto] Sim...
Prof. Girafales: A senhora é "mula-mável"!
Dona Florinda: [desfaz sorriso]
Prof. Girafales: Não não não não não não, vamos falar então de outro assunto. Por exemplo, os inconfidentes. Qual foi o principal obstáculo dos inconfidentes?
Quico: Os semáforos!
Prof. Girafales: [olha para a tela]
Quico: ...Os guardas de trânsito? ...Os caminhões que passam na frente quando a gente vem de carro assim! [faz barulho] ...Os vendedores ambulantes? ...Não deu!
Prof. Girafales: E-Eu não estou falando da Rua dos Inconfidentes, e sim do grupo de Tiradentes! Era um grupo formado por intelectuais da época, pessoa preocupadas com o país, que teriam que se levantar em armas. Vocês sabem por quê tiveram que se levantar?
Chaves: Porque estavam deitados!

Chaves - Temporada de 1978
Advertisement